Benefícios

O programa de qualificação e certificação da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (FUPAI) e Instituto de Vibração MTA (IVMTA) tem como objetivos: examinar, e avaliar a capacidade dos profissionais que trabalham em Análise de Vibração. O exame profissional pode ser requerido por pessoas que trabalham com Análise de Vibração e que tenham os requisitos estabelecidos pela FUPAI com o objetivo de obter a certificação.

Os exames contêm questões desenvolvidas por profissionais experientes do ramo e coordenados pela FUPAI e IVMTA.

A FUPAI e o IVMTA realizarão programas de certificação Nacional e Internacional para profissionais que trabalham nas áreas de Análise de Vibração, Monitoramento da Condição de Equipamentos por Análise de Vibração Manutenção, e Manutenção Preditiva usando Análise de Vibração.

Este programa é implementado e administrado pela FUPAI/IVMTA. Os requisitos para esta  certificação irão se basear em certificações existentes em outros países tais como USA, INGLATERRA e CANADÁ, que seguem as normas ISO 18436.2 : 2002 e ASNT-TC-1A : 2001.

Este programa de Certificação tem a intenção de verificar as competências em medidas e análise de vibrações necessárias para vendedores e/ou profissionais da área.

Este programa de Certificação é opcional. Ele não tem a intenção de contrariar ou infringir normas nacionais ou internacionais, organizações, entidades, conselhos, autoridades, ou legislação que tratam do registro e fiscalização de profissões. Portanto, esta Cerificação não representa nenhum impedimento ou barreira para o pessoal avaliado em registrar sua profissão nos órgãos competentes.

Só serão aceitos como pré-requisitos para o exame de certificação os cursos ministrados pela FUPAI e o INSTITUTO DE VIBRAÇÃO MTA denominados:

Portanto, os treinamentos em outras entidades que não a FUPAI e o IVMTA não serão aceitos como pré-requisitos necessários para o exame de Certificação.