Análise de Ruído (Mina – Explosão – Controle Ambiental)

ANÁLISE DE VIBRAÇÃO E RUÍDO PARA CONTROLE AMBIENTAL E CONFORTO A COMUNIDADE – MINERAÇÕES (ANTES – DURANTE E DEPOIS DAS EXPLOSÕES)

ANÁLISE DE RUÍDO E VIBRAÇÃO

O objetivo deste monitoramento é assegurar a manutenção da qualidade ambiental acústica e da vibração das populações circunvizinhas.

Serão monitorados vários pontos, nos limites da mina e próximos as comunidades (receptores críticos).

O relatório final contempla os resultados das medições acústicas e dos níveis de vibrações na área, e conclusões quanto ao controle dos níveis de ruído e vibrações, visando o conforto a comunidade e para efeitos ambientais.

Análise de Vibração e Ruído numa Mineração

Objetivos das Análises:

  • Realizar medidas de ruídos e vibrações em vários pontos ao redor da mina e próximos a comunidade, com as máquinas trabalhando, veículos leves e pesados em movimento, presença de animais, pessoas conversando e outros – visando o conforto a comunidade e para efeitos ambientais. Os níveis de pressão sonora e vibração serão medidos e registrados num intervalo de tempo – Condição: Sem e Com explosões.
  • No estudo relacionado com a análise de ruído serão utilizadas ferramentas como análise espectral de bandas de oitava e 1/3 de oitava, nível equivalente contínuo (Leq – dB(A)), ruído estatístico (Ln), nível de pressão acústica de pico (dBL), níveis de pressão sonora instantâneo.
  • Comparar os níveis de pressões sonoros medidos com os das normas internacionais e nacionais (NBR 10151, NBR 10152  e outros).
  • No estudo relacionado com a análise de vibrações serão utilizadas ferramentas como análise espectral e temporal, com o objetivo de identificar os níveis de vibrações, características dos sinais (aleatórios, determinísticos, transientes (ondas de choque) etc..), e também os níveis de vibrações de suas respectivas frequências determinísticas nos pontos medidos. Os níveis de vibrações serão medidos em velocidade (mm/s – Pico e RMS) – Condição: Sem e Com explosões.
  • Comparar os níveis de vibrações medidos com os das normas internacionais e nacionais e conforme a nossa experiência.

ANÁLISE DE RUÍDO

A análise dos níveis de ruído será feita com um medidor de ruído (Decibelímetro) em Análise Espectral (bandas de oitavas ou em 1/3 de oitavas) numa mineração, e também em suas proximidades. Nestes gráficos serão identificadas os níveis de ruído e suas respectivas frequências. As medidas de ruído serão realizadas em três turnos (matutino, vespertino e noturno) de acordo com as explosões (antes, durante e depois das explosões). Depois esses sinais serão analisados e as suas severidades comparadas através de normas. Será emitido um relatório final com todas as medidas, análises, laudo final do estudo realizado.

Análise de Vibração e Ruído numa Mineração – Próximo da Comunidade

  

Todos os nossos instrumentos de vibração possuem certificação pela RBC / INMETRO – SELO AZUL NBR ISO / IEC 17025. Também será entregue junto com o relatório a ART.

Entre em contato para maiores informações.