Análise de Vibração (Mina – Explosão – Controle Ambiental)

ANÁLISE DE VIBRAÇÃO E RUÍDO PARA CONTROLE AMBIENTAL E CONFORTO A COMUNIDADE – MINERAÇÕES (ANTES – DURANTE E DEPOIS DAS EXPLOSÕES) 

ANÁLISE DE RUÍDO E VIBRAÇÃO

O objetivo deste monitoramento é assegurar a manutenção da qualidade ambiental acústica e da vibração das populações circunvizinhas.

Serão monitorados vários pontos, nos limites da mina e próximos as comunidades (receptores críticos).

O relatório final contempla os resultados das medições acústicas e dos níveis de vibrações na área, e conclusões quanto ao controle dos níveis de ruído e vibrações, visando o conforto a comunidade e para efeitos ambientais.

Análise de Vibração e Ruído numa Mineração

Objetivos das Análises:

  • Realizar medidas de ruídos e vibrações em vários pontos ao redor da mina e próximos a comunidade, com as máquinas trabalhando, veículos leves e pesados em movimento, presença de animais, pessoas conversando e outros – visando o conforto a comunidade e para efeitos ambientais. Os níveis de pressão sonora e vibração serão medidos e registrados num intervalo de tempo – Condição: Sem e Com explosões.
  • No estudo relacionado com a análise de ruído serão utilizadas ferramentas como análise espectral de bandas de oitava e 1/3 de oitava, nível equivalente contínuo (Leq – dB(A)), ruído estatístico (Ln), nível de pressão acústica de pico (dBL), níveis de pressão sonora instantâneo.
  • Comparar os níveis de pressões sonoros medidos com os das normas internacionais e nacionais (NBR 10151, NBR 10152, NBR 9653 E OUTROS)
  • No estudo relacionado com a análise de vibrações serão utilizadas ferramentas como análise espectral e temporal, com o objetivo de identificar os níveis de vibrações, características dos sinais (aleatórios, determinísticos, transientes (ondas de choque) etc..), e também os níveis de vibrações de suas respectivas frequências determinísticas nos pontos medidos.
    Os níveis de vibrações serão medidos em velocidade (mm/s – Pico e RMS) – Condição: Sem e Com explosões. 
  • Comparar os níveis de vibrações medidos com os das normas internacionais e nacionais.

 

ANÁLISE DE VIBRAÇÃO

A análise espectral será feita com coletor de vibrações para diversas faixas de frequências nas proximidades, ao redor da mineração e próximo a comunidade. Nos espectros e sinais no tempo serão identificadas as diversas fontes de vibrações e suas respectivas frequências, bem como os seus correspondentes níveis globais, através das técnicas como PeakHold, Medidas instantâneas e medidas on-line. Esses sinais serão analisados e as suas severidades comparadas através de normas. Será emitido um relatório final com todas as medidas, análises, laudo final do estudo realizado.

As medidas de vibrações são realizadas nas três direções Transversais, Longitudinais/Radiais e Verticais, utilizando um sensor Triaxial.  

Foto do Sensor Triaxial

  

Todos os nossos instrumentos de vibração possuem certificação pela RBC / INMETRO – SELO AZUL NBR ISO / IEC 17025. Também será entregue junto com o relatório a ART.

Entre em contato para maiores informações.