A ANÁLISE DE VIBRAÇÃO NA INDÚSTRIA 4.0

A indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação, e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas CIBER-FÍSICOS, Internet das Coisas e Computação em Nuvem; dentro deste contexto está a Manutenção 4.0.

A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de “Empresas Inteligentes” com as suas estruturas modulares, que monitoram os processos físicos de fabricação ou produção. Para que haja maior produtividade com confiabilidade, criam uma cópia virtual dos processos inerentes as suas especialidades, e tomam decisões descentralizadas. Com a Internet, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si, com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem. Ambos os serviços
internos e intra-organizacionais são oferecidos, e utilizados pelos participantes da cadeia de valor.

Estas novas tecnologias trazem inúmeras oportunidades para a agregação de valor aos clientes, e aumento de produtividade de processos. Dentro da cadeia produtiva entra a Manutenção de Máquinas e Equipamentos, que não podem falhar enquanto a produção planejada está sendo executada.
Para atender esta demanda entra a Manutenção Preditiva, que deve ser integrada ao sistema produtivo. Os controles da vibração e temperatura (e outros parâmetros físicos) são medidos e analisados, através de sistemas de coleta de dados, bem como usando sistemas com monitoramento online para análise continua dos equipamentos.

Os softwares de análise são interconectados para tomada de decisão podendo usar desde as informações dos técnicos e engenheiros treinados, e certificados para alimentar o sistema usando inteligência artificial, bem como algoritmos para diagnósticos dos defeitos nos elementos das máquinas.

Os responsáveis pela manutenção receberão mensagens por e-mail ou até pelo celular sobre as condições das falhas, bem antes da parada efetiva da máquina, com isto, o sistema integrado evita que ocorra uma parada ao acaso do equipamento produtivo, que acarretaria uma grande perda na produção.

Com esta cadeia inteligente serão minimizadas as intervenções de MANUTENÇÕES CORRETIVA E PREVENTIVA.
Analisando esta nova condição da Indústria 4.0, a Fundação de Pesquisa – FUPAI (uma fundação de apoio à Universidade Federal de Engenharia de Itajubá), e o Instituto de Vibração MTA – IVMTA, já vem preparando técnicos e engenheiros para ocupar as vagas nesta rede de produção e manutenção integrada na estrutura CIBER-FÍSICA 4.0

Orgulhamos de participar desta nova revolução industrial 4.0, com nossos consagrados treinamentos em Análise de Vibrações. Todos nossos instrutores são especialistas com Mestrado e Doutorado em Análise de Vibração, com mais de 20 anos de experiência de campo. As empresas Vale e Petrobrás já vem participando de todos os nossos treinamentos, sendo elas as que possuem maior números de profissionais com a CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM ANÁLISE DE VIBRAÇÕES DA FUPAI/IVMTA.

 

 

Texto compilado por:

Márcio Tadeu de Almeida – Mestre e Doutor em Análise de Vibrações, um  dos precursores na implantação de Manutenção Preditiva em diversas empresas no Brasil.